O chá das 5

Author: Dr. Hannibal /

Nos últimos meses vinha divagando acerca dos rumos da economia mundial. Não sou economista, nem mesmo cientista político, sou apenas mais um estudante de história, intrigado com a derrocada do capitalismo dos últimos 30 anos, iniciados lá na década de 1970.
Um colega de turma sempre me dizia: “Não adianta lutar companheiro. O capitalismo está aí! Ganhou e não vai mais embora.” E eu respondia, “Não é bem por aí camarada. As coisas já não são mais as mesmas.
A quebra das últimas semanas veio para me dar mais força em meus pensamentos.
Raciocinem comigo:
O grande Tio San está hoje, em duas Guerras perdidas (Iraque e Afeganistão, tomando porrada de guerrilheiro). E a questão nem é a de abastecimento interno. É muito mais caro transportar o petróleo do Oriente Médio até os EUA do que comprar na América do Sul com Hugo Chávez. A questão lá é dominar o combustível europeu, ou seja, ter a União Européia nas mãos e controlar a passagem de gás natural da Rússia e do Irã para os Velhinhos do Velho Continente. A velha luta entre a “Mãe Rússia” e o “Tio San”.
A Arábia Saudita possui hoje, 3 trilhões em bancos estadunidenses, a China mais uns 2 trilhões, pensem comigo: O Sheik acorda de mau humor e diz: “Tirem todo o dinheiro dos bancos estadunidenses” ao mesmo tempo Hu Jintao, presidente Chinês, decide tomar todas as multinacionais instaladas em forma de empréstimo na China sem pagar indenizações. Queria ver a cara do Bush nessa hora!
É claro que isso não ocorrerá, a Arábia Saudita está muito bem com seu petróleo e a garantia de defesa e armamento dada pelo EUA. E Hu Jintao, não está afim de ser atacado pela OTAN enquanto toma o seu chá.
Por outro lado, enquanto os dois países investiam nos Estados Unidos e o EUA os recebia de braços abertos, alguém comia quieto nos confins da Europa. Outubro de 1917 lhes lembra algo? Então, depois do fim da União Soviética a Rússia entrou em um período de estagnação econômica, seu armamento foi em grande parte sucateado, perdeu sua área de influência, até que um ex-espião da KGB se tornou 1º Ministro.
Putin assumiu o país falido e o deixou novamente em bons “mares”. Reorganizou a economia, reacendeu o sentimento nacionalista, reativou o armamento (com tecnologia nuclear) e voltou a estender seu domínio pelo Leste Europeu, aumentando consideravelmente a área de influência do país.
Prova disso foi o conflito com a Geórgia. No inicio do ano tropas americanas, tropas Georgianas e mais alguns aliados dos dois países fizeram treinamentos na região. A Rússia não reclamou fez uns vôos de reconhecimento, nada mais.
Na Abertura dos Jogos Olímpicos, com Putin na China, e o atual primeiro ministro russo de férias a Geórgia viu o momento perfeito para o ataque: Coitada da Ossétia do Sul, o território separatista nem teve tempo de se preparar. O que o governo do país georgiano não esperava, era uma ofensiva russa tão rápida, em 24 horas o exército russo já havia cercado por terra e céu a região, massacrando o exército georgiano e obrigando-os a tirar seus homens do Iraque (um grande derrota para os EUA e sua representante Condolisa Rise com quem o presidente Mikheil Saakashvilli da Geórgia havia se reunido dias antes do ataque).
O mundo inteiro acusou o governo Russo de autoritário invadindo território de uma nação soberana... eu não vi nada de mais. O país visinho interveio para defender uma população de origem russa que pede a independência contra uma maioria que mantém ataques autoritários econômicos e sociais.
A Rússia se mandou da região frente ao bombardeio da opinião pública mundial e ninguém se lembrou de falar dos mais de 1000 civis mortos na Ossétia do Sul com o ataque georgiano. Ou você viu o Willian Bonner falar alguma coisa?
O fato é que, quem veio negociar foi a União Européia, a senhorita Condolisa Rise não tem vez naquela região, era ela aparecer e o exército vermelho ...ops... e o exército russo correr com ela de lá. Os acordos que o governo de Putin estabeleceu lhes garante soberania na área, além do apoio dos países visinhos. O Leste Europeu está, por enquanto, livre do Bush.
A Europa agora é um bloco, que os EUA querem destruir com o petróleo e o controle do Gás. Não conseguirão.
Na América do Sul surgiu uma porrada de Governos ditos de esquerda, agindo em bloco e travando a influência norte americana. O caribe continua quebrado, e Cuba continua resistindo. A Ásia e seus tigres comem vários pratos de trigo em poucos trigais.
O que sobrou? A África. Mas isso é outra história....fica para o café da manhã.

1 comentários:

Leonel Camasão disse...

fotoshopiado?
aheueahueahuea
até parece

Postar um comentário